Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

As Crenças Gregas e Romanas-Mauro- n.24

 A Mitologia Grega


     Os Gregos imaginavam seus deuses  com a forma humana e eram representados assim em esculturas e pinturas. Alem disso os Deuses tinham sentimentos humano, entretanto havia diferenças entre eles, já que os Deuses eram imortais, tinham poderes e beleza.
     Porém, os seus deuses não eram os mesmos em todas as cidades e nem tinham, todos a mesma importância.
Zeus.jpg
Zeus, soberano dos deuses e senhor do céu.
     Os deuses mais importantes para os Gregos eram os olímpicos, chefiados por Zeus, soberano dos deuses e senhor do céu. Eles se constituíam de Zeus, Hera, Posêidon, Atena, Apolo, Ârtemis, Afrodite,Hermes, Deméter, Dioniso,Hefaísto e Ares. Os Gregos também acreditavam em outros seres mitológicos, como o centauro (meio cavalo, meio homem) e ciclopes (monstros com um olho só).
  
A Mitologia Romana


           Havia deuses de todos os romanos, deuses públicos, cuja crença era controlada pelo Estado. Mas também tinha deuses privados, e cada família tinha o seu. E ainda havia os deuses estrangeiros, de influência de diversas culturas.
y1pg-1-0ifIHohO0bWZkjmDItlfNikJ9yS8jE24wSpZ-uZhY09AVEYk_MItXTVpWzSE.jpg
Deus Júpter, equivalente a Zeus na mitologia Grega
             Os deuses privados ou familiares estavam presentes em cada casa. Entre eles havia os penates (espíritos dos antepassados), os lares (espíritos domésticos) e os gênios (espíritos guardiães pessoais).
               Os penates eram encarregados de garantir que a família tivesse alimentos.Os lares protegiam a casa, e o gênio era o deus que dava fecundidade (possibilidade de ter filhos) ao pai da família.Havia também um equivalente ao gênio para a mulher, chamado juno.

Bibliografia:

  • Enciclopédia do Estudante do Estadão-vol.18-religiões e culturas
  • Enciclopédia do Estudante do Estadão-vol.04-história geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário