Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Max Ernest - Mauro n.24

[creditofoto]
Max Ernest
imgres.jpeg
 A Mulher de 100 Cabeças
Max Ernest nasceu em 2 de Abril de 1891 na Alemanha e morreu em 1 de Abril de 1876 na França. Ele foi um soldado da Primeira Guerra mundial e depois disso começou a pintar o cubismo. Porém  em 1922 ele foi para a França e lá conheceu pintores surrealistas e começou a pintar o surrealismo. Em 1929 ele pintou"A Mulher de 100 cabeças"e em 1930 participou da filmagem "A Idade do Ouro". Durante a Segunda Guerra mundial, Max fugiu para o Estados Unidos e após passar o perigo na França ele voltou para lá em 1958 e morreu lá.        Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Ernst  http://educacao.uol.com.br/biografias/max-ernst.jhtm

domingo, 30 de outubro de 2011

Surrealismo-definição - Thiago Matsumoto n°31

O surrealismo é um movimento artístico que surgiu em 1920 em Paris. Nesse movimento artístico os pintores vão alem da realidade, eles fazem desenhos irreais, inspirados nos sonhos e na imaginação. Nessa época as pessoas se inspiravam no que elas viam na vida real mas os artistas surrealistas revolucionaram isso. O surrealismo procura expressar a ausência de racionalidade humana e as manifestações do subconsciente, como vemos na imagem:



Pintura de Vladimir Kush
Pintura de Vladimir Kush



Exemplo de pintores surrealistas:


Marc Chagall, James Ensor, Max Ernest, Joan Miró, René Magritte, Salvador Dalí.


FONTE:
http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/surrealismo/
e
http://educacao.uol.com.br/artes/surrealismo-criando-com-a-linguagem-dos-sonhos.jhtm
                                













































Vitor Dalmaso Cubota n33 6b- Joan Miró

Joan Miró i Ferrà nasceu em Barcelona, em 20 de abril de 1893, e morreu em Palma de Maiorca no dia 25 de dezembro de 1983.
 Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo.
 . No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naïf, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.
  
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.
Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naïf.
   
Maternidade é uma pintura de Joan Miró, feita em 1924.  

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joan_Mir%C3%B3 e http://www.suapesquisa.com/biografias/joan_miro.htm                                                                                    

Salvador Dalí -Tiago Garcia 6b 32


Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol (11 de maio de 1904 – 23 jan 1989), vulgarmente conhecida como Salvador Dalí foi um proeminente espanhol catalão surrealista pintor, nascido em Figueres.
Salvador Dali era um hábil desenhista, mais conhecido pelas impressionantes e estranhas imagens em seu trabalho surrealista. Suas habilidades de pintura são muitas vezes atribuidas as influencias de mestres da Renascença. Sua obra m ais conhecida, "The Persistence of Memory" (A persistencia da memoria), foi concluída em 1931. O expansivo repertório artistico de Salvador Dali inclui cinema, escultura e fotografia, em colaboração com uma série de artistas de várias mídias.


the persistence of memory
                                                             
Dalí foi altamente imaginativo, e também tinha uma afinidade para a participação no comportamento comum e grandioso, a fim de chamar a atenção para si mesmo. As vezes isso irritava aqueles que amaram sua arte tanto quanto isso irritava seus críticos, desde a sua maneira excêntrica, por vezes, chamou mais a atenção do público de sua obra.Salvador Dali foi um artista versátil. Algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos, e ele também é conhecido por suas contribuições ao teatro, moda e fotografia, entre outras áreas.
Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram Telefone de Lagosta e sofá Mae West Lips, completado por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. Artista surrealista e patrono Edward James encomendou esses dois pedaços de Dalí; James herdou uma grande propriedade inglesa em West Dean, West Sussex, quando ele tinha cinco anos e foi um dos principais apoiantes dos surrealistas na década de 1930. ”Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para [Dalí] “, segundo a legenda de exibição para o Telefone de Lagosta na Tate Gallery, “e ele fez uma estreita analogia entre comida e sexo.”[60] O telefone foi funcionais, e James comprou quatro deles de Dalí para substituir os telefones em sua casa de retiro. Um aparece agora na Tate Gallery, o segundo pode ser encontrado no Museu do Telefone alemão Frankfurt, o terceiro pertence à Fundação Edward James; eo quarto está na National Gallery of Australia.
A madeira e cetim Mae West Lips Sofá foi modelado após os lábios da atriz Mae West, com quem Dalí aparentemente achei fascinante.[22] West foi anteriormente objecto de em 1935 a pintura Dalí O Rosto de Mae West. Mae West Lips Sofá atualmente reside na Brighton and Hove Museum na Inglaterra.
Entre 1941 e 1970, Salvador Dalí criou um conjunto de 39 jóias. As jóias são intrincados e algumas contêm partes móveis. A jóia mais famosa, "The Royal Heart”, é feita de ouro está incrustada com 46 rubis, 42 diamantes e quatro esmeraldas e é criada de tal forma que o centro “bate” como um coração real. Dalí comentou que “Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóas não cumpririam a função para a qual foram criadas. O espectador é, então, o artista final.” (Dalí, 1959.) O “Dalí – Joies” (“As Jóias de Dalí”), a coleção pode ser vista no Teatro Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha, onde está em exposição permanente.
No teatro, Salvador Dalí construiu o cenario romantico para Gracía Lorca atuar Mariana Pineda em 1927.[61] Para Bacchanale (1939), um bailado baseado e definir a música de Richard Wagners ’1845 da ópera Tannhäuser, Dalí de ambas cenografia e o libreto.[62] Bacchanale foi seguido pelo conjunto de projetos para Labyrinth em 1941 e O chapéu de três pontas , em 1949

bibliografia:http://www.salvadordali.com.br/

Surrealismo histórico - Felipe Lee 09 6B

   O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), mas também pelo marxismo, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.
A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.

Ficheiro:Creation of Adam (Michelangelo) Detail.jpg
Pintura de artista Michelangelo
 Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924). Além de Breton, seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/surrealismo

sábado, 29 de outubro de 2011

James Ensor - Fernando. N. H n12 6B

           James Ensor nasceu em 13 de Abril de 1860 em Ostende na Bélgica. O pai, James Frederic Ensor, era um engenheiro de origem inglesa. A mãe, Maria Catharina Haegheman, pertencia a uma modesta família local, dona de uma loja de souvenirs, artigos orientais, conchas e máscaras de carnaval.

           O pintor nunca gostou muito de estudar e aos 15 anos abandonou os estudos e teve aulas de desenho  com dois artistas de Ostende: Edouard Dubar e Michel van Cuyck.

          Ensor pintou em 1876 os seus primeiros pequenos quadros em cartão, com paisagens, vista de dunas e marinas.
     
          Em 1877, ele estuda na Academia de Bruxelas, onde conhece os pintores Willy Finch, Fernand Khnopff e Guillaume Vogels com quem, mais tarde, em 1883, criaria o círculo artístico de vanguarda "Les XX".

          Sua primeira exposição aconteceu em 1881 quando expôs cenas sombrias de interiores como "A tarde em Ostende" e "A Sala Burguesa".

           Em 1883, Ensor pinta seu primeiro quadro com máscaras ("As Máscaras Escandalizadas") que o tornariam famoso.

           Durante muito tempo, suas obras foram rejeitadas pelos principais salões de Bruxelas.

           Em 1886, surgem suas primeiras gravuras como por exemplo "A Catedral".

A Catedral

           Em 1889, Ensor pinta sua obra prima "A Entrada de Cristo em Bruxelas", uma sátira à hipocrisia da época que chocou a sociedade belga a ponto de ser expulso do próprio grupo que ajudou a fundar, o "Les XX".

A Entrada de Cristo em Bruxelas

           Ensor é nomeado Cavalheiro da Ordem do rei Leopoldo em 1903, e, em 1904 ele conhece a escritora Emma Lanbotte. Graças a ela, Ensor conhece François Franck que o protege e o encoraja a pintar, organizando suas exposições. È por seu intermédio que o museu de Antuérpia consegue reunir um importante acervo de obras de Ensor.

           Ensor ficou particulamente famoso pelos seus desenhos e pinturas de máscaras e multidões que utilizou como crítica social. As suas obras foram espalhadas e expostas por museus e coleções particulares de toda Europa.

O Espanto da Máscara


Autoretrato com Máscaras

          Ao longo de toda sua vida, Ensor foi um ser marginal e solitário e também um artista cuja a obra é complexa, estranha e rica de interpretação.

          James Ensor morreu em 19 de novembro de 1949 e foi sepultado em Mariakerk no cemitério junto da igreja de Notre Dame des Dunes.

          O simbolismo e impressionismo da obra de Ensor revitalizou a pintura belga do final do século XIX e XX e influiu sobre o expressionismo e o surrealismo.   

O Esqueleto Pintor


Bibliografia:
http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=ensor
http://pt-br.paperblog.com/james-ensor-o-pintor-belga-31997/
http://cultura.culturamix.com/arte/james-ensor
http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Ensor
      

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Honoré Daumier - Mauro n.24

Honore_Daumier-Nadar.jpg
Honoré Daumier
     Honoré Daumier foi um grande desenhista e caricaturista de importantes jornais franceses. Ele  em 26 de Fevereiro de 1808 em Marselha e morreu em 10 de Fevereiro de 1879. Honoré mudou-se com os pais para Paris em 1816 e foi lá que interessou-se por Realismo. Daumier ia várias vezes admirar as coleções do Museu do Louvre. Aos 13 anos seu pai teve um derrame e ele teve que arrumar um emprego e após muitas tentativas decidiu a carreira artística. 
     Começou suas obras em 1820 e em 1822 teve aulas de ateliê. Já em 1831, após fazer uma caricatura que ridicularizava o rei Luís Filipe foi condenado a uma prisão de 2 meses, onde passava o tempo fazendo caricaturas dos presos, e depois 4 meses na Casa de Saúde Dr. Pinel, hospital para doentes mentais, pois o rei queria mostrar que só um louco o insultaria.
     Daumier fazia muitas litogravuras além de suas obras onde retratava muito a miséria e geralmente com o fundo negro.

Honoré_Daumier_-_Gargantua.jpg
Gargântua, por causa desta obra Daumier foi preso.
Bibliografia:


    



Machado de Assis-Tiago Garcia 6b32

     Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21/06/1839 e morreu no dia 29/08/1908 era cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta.Nasceu e morreu no Rio de Janeiro.Filho do operário Francisco José de Assis e a mãe Maria Leopoldina Machado de Assis.Foi criado pela sua madrasta Maria Inês e estudou na escola publica.
     Na infância era epilético e gago e foi criado no morro do livramento e seu primeiro empregofoi vendedor de doces.Aos 16 anos ele publica "Ela" na revista Marmota Fluminense, aos 17 anos vira aprendiz de tipografo e escreve nos tempos livros, então conhece Manuel Antônio de Almeida o autor de Memórias de um sargento de milicias que vira seu protetor.Seu primeiro livro impresso foi Queda que as mulheres têm para os tolos em 1861.
Primeiro livro impresso de Machado de Assis


     Seu primeiro livro de poesia em 1864 chama-se Crisálidas.Em 12 de novembro de 1869, casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais.Seu primeiro romance foi em 1872 Ressurreição.Sua primeira peça de teatro foi encenada em 1880 no teatro Imperial Teatro Dom Pedro II.Em 1881 publicou Memórias Póstumas de Brás Cubas que era o marco do realismo brasileiro.Fez muitas outras obras e trabalhou para o governo sua mulher morreu em 1904 e ele 1908.Pela sua importância  a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.



domingo, 4 de setembro de 2011

Realismo- Thiago Matsumoto n°31

         O realismo é um movimento artístico, que ocorreu em pinturas, esculturas, teatro, arquitetura e literatura.
        Tem características como:


 - despreza a imaginação romântica;
 - descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade;
 - caráter, aspectos negativos da natureza humana;
          

O Realismo na arte:


Surgiu na França, e sua influência se estendeu a numerosos países. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o socialismo progressivamente mais dominador, ao mesmo tempo em que há um crescente respeito pelo fato empiricamente averiguado, pelas ciências exatas e experimentais e pelo progresso técnico. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.


Os principais artistas realistas foram:

Édouard Manet
Gustave Courbet
Honoré Daumier
Jean-Batiste Camille Corot
Jean-François Millet
Théodore Rousseau
Gustave Flaubert
Machado de Assis
Raul Pompéia
Aluízio Azevedo.



Uma pintura realista(Dom Quixote, honoré daumier) 


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo e google imagens

Jean-François Millet -Vitor Dalmaso n33 6b

Jean-François Millet (4 de Outubro de 1814  20 de Janeiro de 1875),  conhecido como percursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.
Junto com Courbet, Millet foi um dos principais representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX. Sua obra foi uma resposta à estética romântica, de gostos um tanto orientais e exóticos.
Millet era filho de um latifundiário, nascido na vila de Grunchy, em La Hague, na Normandia.
Recebeu suas primeiras aulas de pintura em 1834, no estúdio dos pintores Paul Demouchel, Jérome Langlois e Chevreville, em Chebourg 
Mudou-se depois para Paris, em 1838, onde continuou sob a orientação do pintor Paul Delaroche, dedicando-se a estudar os grandes mestres do Louvre.
O início de sua carreira como artista foi muito difícil. Precisava ganhar a vida pintando quadros a pastel no estilo rococó.Ele acabou indo para o povoado de Barbizon. Lá viveria toda a sua vida, longe da cidade que detestava e pintando seus célebres quadros de camponeses, que tantas críticas despertaram entre os conservadores franceses.
Suas obras sobre camponeses foram consideradas sentimentais para alguns, exageradamente piegas para outros, mas a verdade é que as obras de Millet em nenhum momento suscitaram indiferença.
lguns temas eram tratados talvez com um pouco mais de sentimentalismo do que outros. No entanto, é nos pequenos gestos que se pode descobrir a capacidade de observação deste grande pintor.
Algumas obras: 


Mulher na janela (1844)



Pastora com seu rebanho (1864)





fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Millet




RAUL POMPEIA-REALISMO-FELIPE LEE 09 6b

RAUL POMPEIA
Biografia
   Raul Pompéia(nasceu em 12 de abril de 1863 em jacuecanga, Angra dos Reis e morreu em 25 de dezembro em 1895 com 32 anos no Rio de Janeiro).
    Ainda menino, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Matriculado no colégio Abílio, distinguiu-se como aluno estudioso, bom desenhista e caricaturista. Na época, redigia o jornalzinho "O Archote".       
   Prosseguiu seus estudos no Colégio Pedro II e publicou em 1880 seu primeiro romance, Uma tragédia no Amazonas. Em 1881, matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, participando das correntes de vanguarda, materialistas e positivistas, que visavam fundamentalmente à abolição da escravatura e à República.
     Ligou-se a Luís Gama e participou intensamente das agitações estudantis. Paralelamente, iniciou a publicação, no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, dos poemas em prosa Canções sem Metro. Reprovado no terceiro ano da faculdade, terminou o curso em Recife. De volta ao Rio de Janeiro, iniciou-se no jornalismo profissional escrevendo crônicas, folhetins, contos. Integrava as rodas boêmias e intelectuais, e, aos poucos, impôs-se como escritor.
     Em 1888, deu início à publicação de um folhetim na Gazeta de Notícias e no mesmo ano publicou o romance O Ateneu, uma "crônica de saudades", que lhe deu a consagração definitiva como escritor.
Após a Lei Áurea e a Proclamação da República, prosseguiu em suas atividades de jornalista político, engajando-se no grupo dos chamados "florianistas". Entregou-se a um exaltado nativismo. Tendo pronunciado um inflamado discurso junto à tumba de Floriano Peixoto (1895), foi demitido do cargo que ocupava na Biblioteca Nacional. Suicidou-se com um tiro no peito numa noite de natal, no escritório da casa onde morava com a mãe, que assistiu à sua morte.

 PRINCIPAIS OBRAS

FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pompeia

domingo, 28 de agosto de 2011

Gustave Courbet- Fernando no.12- 6b

          Jean-Desiré-Gustave Courbet nasceu em Ornans, na França, no dia 10 de Junho de 1819 e morreu em La Tour-de-Peliz, na Suíça, no dia 31 de Dezembro de 1877.

          A familia de Courbet era proprietária de terras em Besançon, na França. Seu pai desejava torná-lo engenheiro, mas deixou-o estudar direito em Paris para onde ele seguiu em 1839.

          Gustave não gostava de livros e seu único interesse estava no desenho e na pintura. Não demorou para desistir das leis para dedicar-se à pintura. Iniciou-se nesta arte copiando no Louvre os mestres do século XVII.

          A partir de 1844, fez exposições constantes no salão de Paris. Suas obras eram influenciadas pelos pintores franceses, espanhóis e alemães da época do realismo do século XVII.

          Em 1844, seu quadro "Retrato com Cão Negro", de 1842, foi aceito para a exposição anual do Salão de Arte.

          Um de seus quadros mais celébres foi "Enterro em Ornans", de 1849. Esse retrato campestre, vigoroso em sua plasticidade, escandalizou pelo tema e pelo realismo.
          
          Em 1855, Courbet pintou "O Ateliê do Artista", auto-retrato com um nu representando a verdade e um grupo de personagens simbólicos e amigos do artista. Esta obra, juntamente com outros quadros, foi recusada pela Exposição Universal em Paris.

          Inconformado, Courbet, resolveu fazer a propria exposição particular com cerca de 40 de seus quadros que conseguiu reunir, sendo pioneiro das manifestações impressionaistas contra a arte oficial.

          Passou os anos seguintes viajando pela Europa, e em 1860 pintou uma série de paisagens e marinhas - "Luta de Cervos" e o "O Mar Agitado" - que, por seu tratamento da luz e o profundo lirismo do conjunto, prenunciaram as novas concepções impressionistas.

          Na política, Courbet sofreu grandes influências do seu avô. Republicano ardente, logo se tornou figura notória por discursos acalorados nos cafés.

          Participando da Comuna de Paris, em 1871, Courbet foi preso por 6 meses ao se envolver na destruição da coluna de Napoleão em Vendôme. Em 1873, obrigado a pagar a reconstrução da coluna, refugiou-se na Suiça, onde começou a pintar retratos e paisagens.

          Sua saúde abalada agravou-se com a notícia da venda em hasta pública de seus bens, inclusive os quadros. E, em 31 de dezembro de 1877, morreu de cirrose na localidade de La Tour-de-Peilz, aos 58 anos.

          Combatendo a arte acadêmica convencional, criou um estilo enérgico que dá nova importância aos menores fatos da vida cotidiana, abrindo caminho aos impressionistas. Foi considerado pai não só do impressionismo, como também do cubismo na era moderna.

          Suas obras principais foram:
          
   "Retrato com Cão Negro", de 1842


        "Enterro em Ornans", de 1849
          

            "O Ateliê do Artista", de 1855
      

"Mar Agitado", de 1860


Bibliografia:

pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Courbet

educacao.uol.com.br/biografias/courbet.jhtm